Dra. Miriam Baldin CROSP 40.975

Clareamento Dental a laser ou led

Clareamento Dental a laser ou led

A cor dos dentes constitui o fator isolado mais importante no equilíbrio estético do sorriso, sendo que, qualquer desarmonia de cor é mais facilmente notada que quaisquer outras anomalias estéticas.
 
O dente é constituído por esmalte, dentina, polpa e cemento, sendo que qualquer alteração nessas estruturas pode refletir em mudança de cor desse dente.
 
Para tais problemas hoje pode-se lançar mão de várias técnicas clareadoras, sejam elas para apenas um dente, ou para todos os dentes da boca.
 
Causas das alterações de cor:
 
As alterações de cor ou manchas podem estar localizadas sobre o dente (manchas extrínsicas) ou no seu interior(intrínsicas).
 
As manchas extrínsicas são muito freqüentes, e resultam geralmente do manchamento superficial dos dentes e são causadas, principalmente, pelo consumo abusivo de café, chá, refrigerantes e corantes presentes nos alimentos. Para remoção deste tipo de mancha é necessária a remoção da causa, através de profilaxia e raspagem coronária.
 
As manchas intrínsecas podem ter causas congênitas ( dentinogênese imperfeita ou fluorose) ou adquiridas ( tetraciclinas, flúor ou traumatismos). São mais difíceis de serem tratadas, pois são incorporadas diretamente à estrutura do dente e, geralmente, só podem ser removidas através do clareamento ou procedimentos mais radicais que implicam no desgaste e/ou restauração do dente.
 
A hemorragia pulpar é a causa mais freqüente de alteração de cor após trauma, gerando no dente uma coloração marrom acinzentada, o que também poderá ocorrer após tratamento endodôntico, seja devido ao material obturador radicular empregado ou devido à presença de restos necróticos da polpa na coroa do dente.
 
Deve-se deixar bastante claro para o paciente que as restaurações já existentes, assim como coroas em porcelana ou metal ou quaisquer outros tipos de materiais restauradores não se alteram com o clareamento dental. O que se clareia é a estrutura original de esmalte e dentina dos dentes, e, se houver restaurações nos dentes anteriores, elas deverão ser substituídas após o tratamento, pois elas permanecerão mais escuras.
 
Existem também outras formas de clareamento, que utilizam equipamentos que emitem luz e ativam os agentes clareadores, podendo reduzir o tempo de clareamento à uma ou duas sessões.
 
São utilizados agentes clareadores à base de peróxido de hidrogênio, com concentrações em torno de 30 a 50%, que podem ser ativados por fontes de luz tipo laser, LED, ou luz halógena.
 
Dependendo do grau de escurecimento dos dentes, elabora-se o plano de tratamento, podendo variar de 01 a 03 sessões, cada uma em torno de 1h. e 30 min. Após o tratamento o paciente poderá apresentar sensibilidade, que deverá ser debelada com aplicações de flúor , pastas para hipersensibilidade e outros agentes dessensibilizantes.
 
Clareamento a laser ou led
 
Aplicação:
 
Após as avaliações iniciais, é iniciado o tratamento, que consiste em isolamento absoluto dos dentes ou completa proteção gengival com bloqueadores, para que o agente clareador não entre em contato com gengiva e bochechas, podendo causar ferimentos.
 
É então feita a profilaxia dos dentes, e aplicação do peróxido de hidrogênio, com várias aplicações de luz, conforme protocolo clínico.
Após as devidas aplicações e ativações do produto com luz, seja ela laser ou LED, é feita a completa remoção do produto, removido o isolamento e verifica-se o grau de sensibilidade.
 
Por fim, orienta-se o paciente para que evite a ingestão de líquidos muito quentes ou muito gelados, assim como alimentos com corantes, nas próximas 48 horas.
 
Após todas as sessões de clareamento, o paciente notará uma grande modificação na tonalidade dos dentes, e, como já dito, deve-se agora fazer a substituição das restaurações antigas, que provavelmente estarão mais escuras que os dentes, o que prejudica muito o resultado estético final.

Voltar

Av. Dr. João Palma Guião, 715 - Alto da Boa Vista CEP:14025-350 - Ribeirão Preto (SP)

(16) 3635.6320

(16) 3635.0662

Cel. WhatsApp (16) 98175 0520

Trip Propaganda